Art.br#3_ Poiesis in Praxis

Tunga e Lenora de Barros

Na terceira edição do projeto art.br, ação cultural do ICCo que leva anualmente trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros a Nova York, foram apresentadas obras de Tunga e Lenora de Barros. Se, em 2012, o projeto propunha o diálogo entre performance e vídeo e na segunda edição, entre performance e música, sua terceira edição, Poiesis in Praxis, tinha como principais elementos a performance e a poesia.
Apesar de ambos os artistas serem reconhecidos internacionalmente, o intuito foi levar trabalhos desconhecidos pelo público. Assim, de Tunga, artista que usa a poesia como ponto de partida para algumas de suas obras, foram apresentados os vídeos Medula, Quimera e Cooking Destricted. Lenora de Barros, cuja obra é influenciada pela semântica da língua, exibiu a performance Pregação, realizada na noite de abertura da mostra. “Prego” e “ação” são os elementos principais do seu ruidoso ato performático em torno da palavra “silêncio”.
A exposição ficou em cartaz na Pioneer Works, centro de arte e inovação localizado no Brooklyn, Nova York. Essa instituição, assim como a produtora de arte Clocktower Productions, foram parceiras do ICCo neste projeto, que tem como missões principais a internacionalização e o trabalho conjunto com parceiros institucionais.