Luzescrita

Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira

Com origem no vocabulário grego, a palavra fotografia significa “escrita de luz”. Para muitos, quer dizer também “poesia da imagem”. Os artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira preferem fundir literalmente as duas concepções, tendo como resultado “poesias escritas com luz”. Esse conceito foi traduzido por eles em mais de trinta obras, reunidas na exposição “Luzescrita”, que teve curadoria, produção e comunicação do ICCo, e a CAIXA Cultural e o Governo Federal como parceiros do instituto nesta ação cultural.
Materiais como pólvora, lâmpadas e metal são utilizadas pelo trio de artistas para produzir fotografias, vídeos, objetos e instalações que integram a mostra. As obras, concebidas a partir de poemas de Arnaldo Antunes e Walter Silveira, têm a luz como protagonista: sol, fogo, lâmpadas, projetores e sinalizadores são utilizados para escrever e dar formas às palavras.
A mostra realizada pelo ICCo aconteceu no Rio de Janeiro (2013) em Brasília (2014), Salvador (2010), Curitiba (2011) e Vila Nova de Cerveira, em Portugal (2011).