Klaxon em revista
Primeira revista modernista do Brasil, a Klaxon foi concebida entre 1922 e 1923, e voltou a circular 90 anos depois, quando o ICCo, em parceria com a Cosac Naify, lançou sua versão fac-símile. Modernistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Sérgio Buarque de Holanda foram alguns dos colaboradores do “mensário de arte moderna”, que foi ilustrado por vários artistas tais como: Brecheret e Di Cavalcanti.
Além das nove edições, a caixa apresenta ainda um número extra da revista, concebido pelos artistas Marilá Dardot e Fabio Morais. Cumprindo uma das mais importantes missões do ICCo – o resgate da memória –, a Klaxon deixa de ser restrita apenas a colecionadores e passa a circular em meio a uma nova geração.
A Klaxon teve como propósito divulgar o movimento modernista e assim foi então a primeira ação pós Semana de Arte Moderna de 1922, na qual o grupo de artistas – sobretudo poetas, escritores, artistas plásticos e músicos – tinham o intuito de imprimir uma identidade nacional à produção artística brasileira e promover um rompimento com as tradicionais escolas europeias.